quarta-feira, 18 de julho de 2012


Atividade da Unidade 8

UM ESTUDO SOBRE INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE EM CURSOS ONLINE
Rosilana Aparecida Dias
      Podemos associar o século XX à era do rádio e da televisão. O século XXI, no entanto, desponta-se como a era da internet. Mudanças, em todos os sentidos, ocorrem na sociedade. Das cartas e mensagens postadas via correio tradicional, passamos à era do correio eletrônico. Dos diários, escondidos a sete chaves, passamos aos blogs, disponíveis a todos os plugados. Da Educação a Distância, viabilizada via material impresso, emissoras de rádio e tv, entramos na era da interação e da interatividade. Os cursos online, mediados pelo que há de mais novo em termos de tecnologia - o computador e a rede mundial, a Internet -, podem impulsionar a educação no tempo presente. As novas tecnologias digitais trazem um potencial de transformação nas formas de se construir o conhecimento e de se ensinar e aprender (NOVA; ALVES, 2003). Se a distância era um fator complicador na questão da interação / interatividade na modalidade da EAD, nesse novo espaço de comunicação, conhecido como Ciberespaço, as ferramentas computacionais podem potencializar a interação e interatividade entre alunos, professores e material didático. 
     As facilidades oferecidas pelo atual aparato tecnológico vêm modificando as possibilidades de interação à distância, colocando à disposição dos alunos e professores ambientes virtuais de aprendizagem visando a interatividade. Nesse sentido, Belloni (1999) busca esclarecer a diferença entre o “conceito sociológico de interação – ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre intersubjetividade, isto é, encontro de dois sujeitos” e a interatividade “potencialidade técnica oferecida por determinado meio” ou  “a atividade humana, do usuário, de agir sobre a máquina, e de receber em troca uma “retroação” da máquina sobre ele” (p. 58).
     Se a grande questão em Educação a Distância, hoje, é como superar as dificuldades impostas pela distância, podemos dizer que, com os ambientes computacionais, ficou mais fácil participar do processo de construção do conhecimento dos alunos. Sabemos que a presença física por si só não garante a tão almejada interação entre professor-aluno-aluno. E na modalidade a distância, ou, mais precisamente, em cursos online? Como se dá a interação / interatividade quando os cursos ocorrem em ambientes virtuais?
       Analisando o texto de Rosilana Aparecida Dias, apresenta que: As tecnologias de hoje são utilizadas de varias maneiras como construção no conhecimento, no aprendizado, na interação, na inovação que estão postadas na internet, deixando mais próximos a relação entre alunos e professores na busca de um melhor conhecimento e dedicação, também com material didático inovador, com maior facilidade nas pesquisas, sabendo que para o sucesso de ambos deve haver a dedicação a leitura e pesquisa do material virtual, que se torna uma ferramenta indispensável na educação a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário