Atividade da Unidade 1
Apresenta grandes mudanças com as novas tecnologias na escola, pois esse período está sendo chamado de revolucionário. Analisando a história da nossa civilização, percebemos que em vários momentos ocorreram mudanças revolucionárias no modo como o homem vivia.Tomemos como exemplo a revolução industrial com seus inventos principais: a máquina a vapor e a criação da imprensa . As novas tecnologias ampliam essas capacidades de modo extraordinário, e, por isso, a dimensão das mudanças que elas estão produzindo vem gerando profundas crises e desequilíbrios. É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado.
Enfim, ser criativo significa ser capaz de recriar-se e de recriar o mundo, ou de inventar as tecnologias que queremos. Por último, e mais importante,é preciso sermos cuidantes. Ser cuidante é ser capaz de perceber a natureza dos valores em jogo, de estarmos atentos ao que verdadeiramente interessa, discernindo que impactos nossas ideias e ações têm sobre as outras pessoas, e sobre o planeta. Sem o cuidado e a ética esvaziamos as capacidades críticas e criativas, pois, não nos esqueçamos que vivemos um tempo em que nossas ações estão em vias de inviabilizar a vida no planeta.Mas, finalizando, precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas.
Na verdade, acreditamos que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria um oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.Nessa unidade, reconhecemos a grande importâncias das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais refletirmos e buscarmos alternativas para a inserção das TIC na nossa prática político-pedagógica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário